sexta-feira, 2 de maio de 2014

Universitários e professores da UESPI, Campus Piripiri saem às ruas de Piripiri e reivindicam!

Os alunos da UESPI Piripiri estão sofrendo enormes prejuízos em seu meio acadêmico, a exemplo do que ocorre com alunos de outros campi da instituição, principalmente devido à falta de professores, que é o mínimo exigível para uma educação de qualidade. Outros desafios que os acadêmicos da UESPI enfrentam são atribuídos à infraestrutura defasada do campus, que não disponibiliza acervo bibliotecário suficiente, bem como a conservação física adequada, no que diz respeito às estruturas. Por toda insatisfação com a atual situação da universidade pública, e sem obter uma proposta concreta por parte do governo para solucionar os graves problemas que norteiam toda a existência da UESPI os acadêmicos decidiram se mobilizar e, de maneira organizada, fizeram uma manifestação em via pública, para mostrar a população os problemas enfrentados no campus.



Vale lembrar aqui que, entre a ideia de sair às ruas para protestar até que a mesma ocorresse um longo caminho foi percorrido. Reuniões extraordinárias, reunindo todo o alunado do Campus Piripiri, no período da manhã e da tarde, foram feitas, no intuito de informar os objetivos da manifestação, assim como de mobilizar todo corpo discente, ocasião em que vários professores da instituição apoiaram o movimento estudantil.




Ao constatarem a eminente perda do ano letivo, devido à falta de professores, e a importância de se fazer ouvir e reivindicar seus direitos, vários alunos, de todos os cursos saíram da UESPI em direção ao centro da cidade de Piripiri, levando faixas e cartazes com mensagens das reivindicações, na noite desta quarta-feira, 30 de Abril. Apesar de ser um percurso longo, haja vista que o campus fica localizado no bairro Petecas, que fica muito distante do Centro da cidade, os alunos se locomoveram durante todo trajeto de forma organizada, com palavras de ordem, e deixando bem claro o motivo da manifestação. “QUEREMOS PROFESSORES” era a frase mais recorrente que saia em coro da boca dos manifestantes. Além disso, panfletos expondo os objetivos da manifestação eram distribuídos para a população de Piripiri.




“É importante que toda população saiba do que vem ocorrendo em nossa instituição. Atualmente, contamos com apenas vinte e dois professores efetivos, contudo, segundo dados da reitoria, seria necessária a contratação de mais quarenta e sete. A sociedade também é prejudicada, pois contamos com o terceiro melhor curso de direito do Brasil, segundo o Enade, que corre o risco de ser fechado. Além disso, somos a instituição que mais forma pedagogos em todo o estado do Piauí, sem contar que possuímos cinquenta e cinco alunos participando do PIBID. Queremos a realização de um concurso público para professores efetivos, bem como a contratação imediata dos professores temporários aprovados no último processo seletivo.” Relatou Mábio Alves Coelho, aluno da UESPI.

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Facebook Favorites Mais